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Inteligência Artificial - Plano de ação e formação prática

A inteligência artificial (IA) é um campo da ciência da computação que se concentra no desenvolvimento de sistemas computacionais capazes de realizar tarefas que normalmente exigem inteligência humana. Aos poucos, a IA vem sendo reconhecida como uma aliada forte das instituições educativas, quer na perspetiva do trabalho do professor, quer da aprendizagem dos alunos. Trata-se de uma área incontornável, uma vez que a sociedade (e aquilo a que chamamos a “vida real” no futuro profissional destes alunos) tende a incorporar cada vez mais ferramentas de IA, pelo que os alunos e professores devem estar conscientes das suas mais valias e problemas.

A capacitação de professores para utilizar e integrar soluções baseadas em IA nas suas práticas pedagógicas é fundamental para garantir a qualidade e a equidade na educação. À medida que a tecnologia avança, temos a responsabilidade de garantir que os professores estejam preparados e apoiados para enfrentar os desafios apresentados e continuar a desempenhar seu papel crucial na formação das mentes do futuro. Assim, disponibilizamos ACD "práticas", para debater o tema e apresentar algumas atividades que podem ser desenvolvidas para alunos objetivando a consciencialização de um futuro ético, responsável e inclusivo com a IA, para além de auxiliarmos as organizações escolares a traçarem o seu Plano de Ação para a integração da IA nas suas práticas.
A CAF (Common Assessment Framework)

Denominada em português por Estrutura Comum de Avaliação, é uma ferramenta de Autoavaliação da Qualidade desenvolvida pela EFQM (European Foundation for Quality Management) a pedido da Comunidade Europeia. É um modelo mais simplificado das exigentes normas EFQM e adequado às caraterísticas e especificidades de um organismo público, e que tem como objetivo principal proceder ao diagnóstico do seu desempenho numa perspetiva de melhoria contínua. Com a sua implementação visa iniciar-se um processo de melhoria contínua que leve ao desenvolvimento de uma sustentada cultura de Excelência. O modelo é adaptado de acordo com as especificidades da organização.

Para o setor da Educação, a CAF foi adaptada à realidade das escolas e agrupamentos e, até ao momento presente, a Another Step já aplicou o modelo em mais de 500 organizações (escolas, autarquias e Centros Novas Oportunidades). A duração habitual do projeto é de 12 meses, mas poderá variar de acordo com as especificidades da organização. A implementação desta metodologia de autoavaliação é efetuada em três etapas, a realizar sempre pelos consultores da Another Step em conjunto com a equipa interna designada pela organização (Equipa de Autoavaliação ou similar).
Education Transformation Framework (Estratégia de Transformação Digital da Educação, apresentada pela Microsoft). Acompanhamento da instituição na aplicação da estratégia de Transformação Digital da Educação, preconizada pela Microsoft, envolvendo ações e formação para decisores escolares, professores e alunos. Apoio completo às direções para navegarem pela complexidade da transformação digital, anteverem todas as possibilidades e desenvolverem uma estratégia de ação.

A evolução da Covid-19 promete a continuação de desafios para 2020/2021 e, muito provavelmente, mais além. Estes desafios assumem particular relevo quando pensamos no uso da tecnologia na Educação, sendo necessário que as organizações educativas adotem planos (a curto, médio e longo prazo) para implementar e gerir esta tão necessária Transformação Digital da Educação (TDE). Atentos que estamos às tendências que afetam a Educação, reforçámos a nossa capacidade para formação em integração tecnológica nas salas de aula e avaliação com as TIC.

Fruto da nossa parceria com a Microsoft, temos vindo a adquirir as competências para apoiar as escolas na definição de um plano estratégico para o desafio da integração digital no processo de ensino/aprendizagem, com a Microsoft Education Transformation Framework. A recente experiência de trabalho e ensino à distância generalizada à sociedade servem de importante acelerador da digitalização de muitas atividades e também abrem uma janela para um futuro que se tornou inesperadamente próximo para muitas famílias e instituições educativas.
Nesse âmbito, tendo em conta a experiência da Microsoft nesta área, a nossa proposta de trabalho desenvolve-se em 4 pilares que suportam essa transformação:
  • Pilar 1 - Liderança e políticas. Incorporando uma Visão de Mudança e Planeamento estratégicos, pretende-se fomentar uma cultura aberta de aprendizagem e partilha em toda a organização, com aquisição coletiva de visões e objetivos partilhados que motivem as lideranças e educadores a alcançar a mudança. Neste pilar, fundamentalmente, faz-se um diagnóstico da situação tecnológica da escola/agrupamento e recomendações de ações ao nível do projeto educativo e adoção de tecnologias inclusivas e acessíveis a todos, bem como ações de capacitação para as lideranças de topo e intermédias, definido ainda algumas políticas BYOD e uso seguro dos equipamentos tecnológicos.
  • Pilar 2 – Ensino e aprendizagem. Com um plano de formação em tecnologia e avaliação do currículo, pretende-se divulgar novas formas de explorar os currículos, ajudando todos os estudantes a alcançar o seu potencial através de uma abordagem centrada no aluno, permitindo explorar todos os aspetos do processo de ensino e aprendizagem (currículo, avaliação, dispositivos e espaços de aprendizagem). Neste pilar, propomos um conjunto de ACDs e oficinas de formação relacionadas com a integração de tecnologia na aula, exemplos de experiências imersivas, bem como ao nível da avaliação para as aprendizagens (com - e sem - tecnologia).
  • Pilar 3 - Ambientes inteligentes. Pretende-se aqui refletir sobre espaços de aprendizagem em ambientes presenciais e virtuais seguros, reforçar a análise de dados para a melhoraria dos resultados dos alunos, alocação de recursos e criação de processos eficientes, ágeis e sustentáveis. Disponibilizamos, neste pilar, análise das políticas de sustentabilidade bem como formação sobre metodologias de diferenciação pedagógica, tirando partido das TIC, sem esquecer as questões ligadas ao RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados).
  • Pilar 4 – Sucesso de alunos e escolas. Ancorados em estratégias de igualdade e inclusão, as lideranças escolares devem desenvolver a capacidade da organização através de aprendizagem e desenvolvimento profissional para todos (plano de formação estratégico), para garantir que os estudantes desenvolvam competências sociais e emocionais, preparando-os com sucesso para o futuro. Nesta última dimensão, focamo-nos na formação sobre metodologias de diferenciação pedagógica, tirando partido das TIC, bem como a possibilidade do uso de dados dos alunos para otimizar os processos de avaliação, classificação e ensino/aprendizagem. Para o efeito, disponibilizamos formação (com acreditações Microsoft e pelo Conselho Científico-pedagógico da Formação Contínua de Professores) nas áreas de uso do Excel, Word, PPT, Minecraft, Teams, OneNote, entre outros.

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Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais (Quadro EQAVET)

Desenvolvimento, apoio e implementação do modelo de conformidade EQAVET. Instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a Educação e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores de EFP ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes numa forte articulação entre os diferentes stakeholders e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.

É objetivo deste serviço da Another Step apoiar as instituições escolares no desenvolvimento das atividades relacionadas com o modelo EQAVET, incluindo capacitação, acompanhamento do processo de implementação da conformidade, apoio no acesso a plataforma online de registo, análise de dados e implementação de boas práticas nesta área.

Competências digitais dos docentes
 
Na Another Step colocamo-nos ao seu dispor para, através da análise dos resultados da sua escola/agrupamento de escolas ou município/região, caraterizar as competências de toda a população docente envolvida nesse estudo, identificando áreas de excelência e oportunidades de melhoria e concluindo com a proposta de um  Plano de Formação de Competências Digitais.
 
No âmbito da iniciativa DigComp, da Comissão Europeia, foi lançada em 2019 a versão portuguesa do Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores - DigCompEdu, um documento destinado a docentes, da Educação Pré-Escolar ao Ensino Secundário, Ensino Superior e Educação de Adultos, incluindo formação geral e profissional, educação especial e contextos de aprendizagem não formal. É constituído por 22 competências, organizadas em 6 áreas, e um modelo de progressão para ajudar os docentes a avaliarem e desenvolverem a sua competência digital.
 
O Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores responde à consciencialização crescente de que os professores e educadores precisam de um conjunto de competências digitais específicas para a sua profissão de modo a serem capazes de aproveitar o potencial das tecnologias digitais para melhorar e inovar a educação, situação mais reforçada atualmente pela situação de pandemia (provocada pela Covid-19) que vivemos. O DigCompEdu é um quadro de referência cientificamente sólido que pode contribuir para melhorar os programas de formação e as políticas locais, regionais e nacionais de Educação, reconhecendo a importância das tecnologias para facilitar o envolvimento ativo dos alunos e a sua contribuição essencial no apoio à diferenciação em sala de aula e à educação personalizada.
 
Saiba mais aqui, na ERTE (Equipa de Recursos e Tecnologias Educativas do Ministério da Educação e Ciência). Conte connosco.
Maturidade organizacional com as TIC

Usando a ferramenta SELFIE (“Self-reflection on Effective Learning by Fostering Innovation through Educational technologies” ou a autorreflexão sobre a aprendizagem eficaz fomentando a inovação através de tecnologias educativas), auxiliamos as escolas (do ponto de vista organizacional) a avaliar e planear a incorporação de tecnologias digitais.

O SELFIE é uma ferramenta concebida para ajudar as escolas a incorporar tecnologias digitais no ensino, na aprendizagem e na avaliação dos alunos. A ferramenta pode realçar o que está a funcionar bem, as áreas que requerem melhorias e quais devem ser as prioridades. A ferramenta está atualmente disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia, sendo que está ainda prevista a inclusão de outras línguas.

Reunindo de forma anónima as opiniões dos alunos, dos professores e dos dirigentes escolares sobre a forma como as tecnologias são utilizadas na escola, A Another Step auxilia o planeamento, a monitorização e análise de dados recolhidos por questionário, propondo um plano de desenvolvimento para a área das TIC.
PORTUGAL2030 - Consultoria para a elaboração e gestão de candidaturas e projetos a fundos comunitários
  • Serviços de consultoria em Contratação Pública para várias entidades, apoiando todas as fases do processo, desde a preparação das peças procedimentais (caderno de encargos e convite), condução do procedimento, análise de propostas até ao fecho do contrato e publicação na Base.Gov.
  • Serviços de gestão das candidaturas relativas ao Ensino Profissional;
  • Gestão de projetos dos Centros QUALIFICA – Disponibilizamos serviços de consultoria e gestão de projetos no âmbito da formação de docentes e outros agentes de educação e formação. (Qualifica).
  • Gestão de candidaturas a fundos comunitários - Desde abril de 2020 disponibilizamos também consultoria para a elaboração e gestão de candidaturas e projetos a fundos comunitários, em particular na área da Educação, nomeadamente:
  1. Consultoria de gestão - Consultoria especializada na gestão, elaboração e acompanhamento de projetos financiados por fundos comunitários. Acompanhamento do projeto desde a fase elaboração, submissão, gestão e fecho da candidatura. Apoio ao processo de compra no âmbito dos projetos;
  2. Consultoria e análise dos fundos comunitários e europeus, elaboração e submissão da candidatura;
  3. Auditorias internas aos processos técnico e financeiro;
  4. Capacitação dos colaboradores da organização no âmbito do Portugal 2030.
Apoio ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC)

Este serviço da Another Step visa apoiar os estabelecimentos de ensino da rede pública e privada, cujos órgãos de direção, administração e gestão manifestem interesse na implementação do projeto. Visa a promoção de melhores aprendizagens indutoras do desenvolvimento de competências de nível mais elevado, assumindo a centralidade das escolas, dos seus alunos e professores, e permitindo a gestão do currículo de forma flexível e contextualizada, reconhecendo que o exercício efetivo de autonomia em educação só é plenamente garantido se o objeto dessa autonomia for o currículo.

O nosso serviço engloba o acompanhamento, monitorização, apoio, formação e consultoria para a implementação do PAFC.
 
Apoio ao Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar (PNPSE)

Com o objetivo de promover um ensino de qualidade para todos, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e do aumento da eficiência e qualidade das escolas, surgiu o porgrama PNPSE, do Ministério da Educação e Ciência. o nosso serviço visa o acompanhamento, monitorização, apoio, formação e consultoria para a implementação do programa.
Clima de sala de aula

Acompanhamento da instituição e definição de indicadores para apoio à supervisão pedagógica na análise do clima de aprendizagem (em sala de aula) e identificação de boas práticas e de áreas de melhoria. Aplicação de questionários online, entrega de relatório (por nível de ensino/departamento) das áreas de excelência e de melhoria.
Framework - Clima de sala de aula
Consultoria para apoio ou criação de Equipas de Autoavaliação (EAA) ou Observatórios da Qualidade

O apoio às EAA sustenta a definição de um projeto de avaliação contínua das diferentes dimensões da organização escolar, pilotando e monitorizando as políticas e metas constantes do Projeto Educativo de Escola ou Agrupamento. Neste âmbito, avalia-se o seu impacto e a consecussão dessas metas, disponibilizando um Relatório para análise pelos Órgãos de Gestão da instituição. Este apoio (ou Observatório) tem como objectivo monitorizar a qualidade da escola/agrupamentoe os processo do ensino-aprendizagem, medindo também o grau de satisfação da comunidade educativa. Aplicando inquéritos regularmente, os Planos de Melhoria sugeridos sustentam-se nos aspetos que não se encontrem de acordo com as necessidades da escola/agrupamento. Este processo permitirá a tomada de decisões fundamentadas e a organização de modelos próprios de intervenção. O apoio às EAA encontra-se dividido em 4 áreas:
  • Organização e Gestão;
  • Ensino e aprendizagem;
  • Cultura de Escola;
  • Aspetos positivos e áreas de melhoria.
Apoio a Equipas de Autoavaliação

Formação acreditada

A Another Step dispõe de um leque variado de opções de formação acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC), sempre adaptada ao perfil das diferentes organizações, das quais destacamos:

  • Apoio à flexibilidade curricular
  • Apoio à implementação do EQAVET
  • Gestão da Mudança
  • Gestão por Processos
  • Implementação da CAF e CAF Educação
  • Liderança e gestão de equipas
  • Tecnologias na Escola (planos TIC e envolvimento dos atores)
  • Outras (desenhadas à medida do cliente)

Consulte-nos se pretender mais informações sobre formação (acreditada e não acreditada).

Formação acreditada